Quer se credenciar a ser um(a) motorista de taxi no município de São Paulo? A editora TeleSapiens disponibilizou este curso oficial, credenciado pela Prefeitura de São Paulo (confira no site da DTP), com conteúdo 100% online para você se tornar um condutax, e poder operar no transporte remunerado de passageiros ao longo de toda a região municipal paulistana. O curso inclui todo o conteúdo para preparar você para o exame, que também é aplicado 100% online aqui mesmo, no ambiente virtual de aprendizagem do curso. Depois de ser aprovado, encaminharemos seu certificado para a DTP juntamente com sua documentação.





ESTE CURSO PODE MESMO SER FEITO A DISTÂNCIA?

Desde outubro de 2020, a Prefeitura de São Paulo regulamentou a 124 de 2020 que prevê novas regras para a aplicação de curso e a certificação de motoristas de taxi. A partir desta portaria, os cursos oficiais de habilitação desses profissionais passaram a poder ser aplicados 100% online, incluindo o exame, que conta com reconhecimento facial e alguns outros mecanismos de segurança para garantir a autenticidade do candidato.

O CURSO CONDUTAX DA TELESAPIENS É CREDENCIADO?

Sim. O curso Condutax da TeleSapiens foi homologado pelo processo 6020.2020/0014677-8, conforme publicado no Diário Oficial do Município de São Paulo/SP em 16 de fevereiro de 2021.

QUE DOCUMENTAÇÃO PRECISO TER PARA ME CREDENCIAR?

Além de concluir o curso e obter seu certificado automaticamente pelo sistema, precisaremos de seu RG (frente e verso, com número de CPF incluído), seu CPF (caso seu RG não disponha deste número), sua Habilitação de Trânsito (frente e verso) e seu comprovante de residência. Você pode fazer o upload de todos esses documentos no próprio ambiente virtual de aprendizagem, localizado logo após o ícone do seu certificado.

EM QUANTO TEMPO POSSO CONCLUIR O CURSO?

Não existe um tempo determinado para você concluir o seu curso. Após conseguir estudar todo o conteúdo de vídeos (ou podcasts) e apostilas, você estará pronto para se submeter ao exame final. Caso você obtenha 70% ou mais de acertos, seu certificado estará automaticamente disponibilizado em seu ambiente virtual de aprendizagem. Caso não consiga obter essa pontuação, você poderá repetir o teste no dia seguinte, e assim, sucessivamente.

COMO É O EXAME?

Acessando o seu exame, disponível logo após o conteúdo de estudo, o ambiente virtual de aprendizagem lhe concederá 1 h (uma hora) para responder o questionário. A partir deste momento, a sua câmera começará a registrar o seu rosto enquanto responde às questões. Para não provocar o cancelamento de seu exame, mantenha-se olhando para a tela durante todo o tempo, sem olhar de lado ou sem sair da página de aplicação do exame. Se um desses eventos acontecer, infelizmente seu exame será encerrado e você só poderá tornar a fazê-lo no dia seguinte, em não menos de 24 horas. O seu resultado será exibido assim que você encerrar a prova.

QUEM ENCAMINHARÁ O MEU CERTIFICADO PARA AS OPERADORAS?

Uma vez aprovado no exame, sua documentação postada no ambiente virtual de aprendizagem será automaticamente enviada à DTP. Apesar deste procedimento ser automático, informamos que o prazo de liberação de sua habilitação junto à DTP poderá demorar até 30 dias, dependendo do caso.

A QUEM POSSO RECORRER EM CASO DE DÚVIDAS E PROBLEMAS NO ACESSO AO CONTEÚDO E AO EXAME?

Você pode recorrer à nossa equipe de suporte técnico e pedagógico, que responde pelo e-mail [email protected] ou pelo formulário eletrônico exibido dentro de seu ambiente virtual de aprendizagem.

NÃO CONSIGO CONCLUIR A MINHA INSCRIÇÃO, O QUE FAÇO?

Se você não está conseguindo concluir a sua inscrição, mande um e-mail para nossa equipe de atendimento através do e-mail [email protected] ou clique no ícone

O QUE VOU APRENDER NO CURSO?

Neste curso você vai aprender importantes conceitos e dicas sobre direção defensiva, mecânica básica e primeiros socorros, entre outros. Confira o conteúdo programático de seu curso, que está em plena conformidade com o disposto na Portaria 124/2020 do DTP (Departamento de Transportes Públicos):


Módulos C/H mínima Unidades de aprendizagem
1.Novas tecnologias 8h 1.1. Impacto das novas tecnologias na prestação do serviço de táxi: mapas digitais de trajeto e tráfego; aplicativos de conexão entre usuários e taxistas; meios eletrônicos de pagamento; serviços de WiFi; PDA (tablets, iPads, celulares Smartphones e iPhones, etc); tecnologias emergentes e tendências.
1.2. Acessórios tecnológicos no veículo: computador de bordo; airbag; freios ABS; sensores e câmeras de marcha à ré; comandos de voz; acessórios emergentes e tendências.
2.Avaliação do serviço de táxi 6h 2.1. Avaliação da qualidade do serviço de táxi na cidade de São Paulo: avaliações dos usuários por meio de aplicativos; avaliações dos usuários por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC.
3.Sinalização especial de trânsito 4h 3.1. Novas sinalizações e regras de uso das vias públicas: limites de velocidades em vias locais, secundárias, estruturais e de trânsito rápido; faixas ou pistas exclusivas de ônibus à direita ou à esquerda; corredores ou pistas segregadas de ônibus à direita ou à esquerda; vias preferenciais de ônibus; ciclovias e ciclofaixas (sinalizações); área de pedestres; sinalização em X em cruzamentos; frente segura para motociclistas; dados estatísticos sobre acidentes, colisões fatais, tipos de acidentes, etc (dados estatísticos do SGTP do DTP/SMT, SPTrans, CET, SMS).
4.Direção do veículo no transporte de táxi 10h 4.1. O funcionamento do motor.
4.2. Sistemas elétricos e eletrônicos do veículo.
4.3. Sistemas mecânicos: suspensão; freios; pneus; alinhamento e balanceamento do veículo.
4.4. Instrumentos de indicação e advertência eletrônica.
4.5. Manutenção preventiva do veículo.
TOTAL: 20h